terça-feira, 7 de setembro de 2010

Retornando


Passei uns dias bem gostosos na querida cidade de Nova Friburgo! Descansei do dia-à-dia do Rio e ainda fiz umas comprinhas excelentes! Acho que todo casal deve dar uma fugidinha e quebrar a inevitável rotina. Esse '"abastecimento'' funciona, é saudável e fortalece a união!

Hoje vou reproduzir um pequeno trecho do livro de Deepak Chopra, "O Efeito Sombra". Resolvi fazê-lo porque, ao chegar ao Rio, recebi duas ligações telefônicas de pessoas que estão passando por um período "sombrio". Tenho uma inclinação nata para ajudar o próximo, haja vista a minha formação profissional. Graças a Deus, realizei-me nesse setor. Hoje, pela busca incessante de meu equilíbrio, de meu bem estar, de minha Paz, de minha serenidade, abro muitas frentes de estudos, cursos, palestras, para que possa alcançar o que busco permanentemente. Uma das frentes é a leitura. Abro um parênteses para agradecer as sugestões de duas grandes psicólogas, minhas amigas: Del e Lucila. Sempre registro as suas abalizadas opiniões!
Esse trecho eu destaquei do livro de Chopra, mencionado acima, por indicação da Lucila. O assunto me ocorreu depois da conversa que tive com essas amigas.Espero que vocês encontrem alguma ajuda.

"O conflito entre quem somos e quem queremos ser, encontra-se no âmago da luta humana. A dualidade, na verdade, está no centro da experiência humana. A vida e a morte, o bem eo mal, a esperança e a resignação coexistem em todas as pessoas e manifestam sua força em todas as facetas da vida. Se sabemos o que é coragem, é porque também experimentamos o medo; se podemos reconhecer a honestidade, é porque já encontramos a falsidade. No entanto, a maioria de nós nega ou ignora nossa natureza dualista. Caso estejamos vivendo sob a suposição de que somos apenas de um jeito ou de outro, dentro de um espectro limitado de características humanas, então, precisamos questionar por que, atualmente, muitos de nós estamos insatisfeitos com a nossa vida. Por que temos acesso a tanta sabedoria e, ainda assim, não temos a força e a coragem para agir segundo nossas boas intenções, tomando decisões eficazes? E, mais importante, por que continuamos a nos expressar de maneiras contrárias aos nossos valores e a tudo aquilo em que acreditamos? Vamos mostrar que isso ocorre poque não examinamos nossa vida, nosso eu mais obscuro, o eu sombrio, onde está escondido nosso poder esquecido.É ali, nesse local mais improvável, que encontramos a chave para destrancar a força, a felicidade e acapacidade de viver nossos sonhos. Fomos condicionados a temer o lado obscuro da vida, assim como o nosso. Quando nos pegamos em meio a um pensamento sombrio ou tendo um comportamento que julgamos inaceitável, corremos como uma marmota ao buraco no chão e nos escondemos, torcendo e rezando para que aquilo desapareça antes de nos aventurarmos a sair novamente.Por que fazemos isso? Por que tememos, independentemente do quanto nos forcemos, jamais conseguir escapar desse nosso lado? E, embora ignorar ou reprimir esse lado sombrio seja a norma, a verdade soberana é que correr da sombra apenas intensifica seu poder. Negá-la apenas conduz a mais dor, sofrimento, tristeza, rejeição. ..... Somente ao abraçar a nossa dualidade é que nos libertamos dos comportamentos que poderão potencialmente nos levar para baixo. Se não reconhecermos integralmente quem somos, é certo que seremos tomados de assalto pelo efeito sombra. O efeito sombra está por toda parte A prova de sua disseminação pode ser vista em todos os aspectos da vida.Talvez possamos reconhecê-lo de forma mais expressiva em nossos pensamentos, comportamentos, e senti-lo nas interações que fazemos uns com outros. Receamos que, se lançarmos luz nessa escuridão, isso fará sentir uma imensa vergonha ou, até pior, nos levará a expressar nossos piores pesadelos. Tornamo-nos temerosos quanto ao que podemos encontrar se olharmos dentro de nós mesmos; portanto, em vez disso, escondemos a cabeça e nos recusamos a ENFRENTAR o nosso lado sombrio!!"



Espero que sejam tocados por esse trecho, para assim, através desse conhecimento.."nosso lado sombra", tenhamos mais carinho amor e compreensão conosco, para que possamos ter uma vida mais serena, feliz, equilibrada!

2 comentários:

  1. Oi,mamãe!
    Parabéns por seu blog, gostei e vou divulgar!
    Te amo...um beijaço,
    Márcia Maria

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga , isso mesmo , vamos aproveitar os momentos que temos !!!Aproveitando , quando almoçamos juntas novamente ????
    bjs MLucia

    ResponderExcluir