quarta-feira, 29 de setembro de 2010

RELACIONAMENTO (Continuação)

Na vida a dois são três universos a se considerar. O seu- o da relação-e o do parceiro.

Em uma relação de qualidade estão sendo exigidas habilidades e sensibilidade para saber diferenciar e atuar na construção saudáveldo relacionamento.

O que vem sendo apresentado como saudável para o relacionamento é aprender a viver sua individualidade.
Ter seu projeto pessoal para trocar com o parceiro. Que também está se desenvolvendo e tem o projeto pessoal dele. quanto mais ambos crescem mais podem contribuir com a relação e com o que deriva da relação entre os dois ( o enriquecimento mútuo, a vida amorosa, afetiva, solidária, sexual, filhos, família...)

Um aspecto importante é manter o encantamento. Através da criatividade, do carinho, do afeto, da comunicação, do sexo, da cultura, do auto desenvolvimento, para que o outro admire e queira ir viver ( ou permanecer vivendo) do seu lado.
O encantamento é produzido. E o maior impacto é através do se bem estar e bom humor. Cultivar o bom humor, quando genuíno, favorece liberdade de ser, de se expressar, a intimidade, a construção afetiva. A ausência de afetividade vampiriza a relação.

Uma diretriz: procure ser a pessoa certa para a relação sem se violentar. Sem querer ficar mudando o outro. Isso liberta você e revela melhor quem é o outro. Em tempos exigentes, o melhor é o diálogo. E o diálogo na parceria, mais do que conversa, é cuidado, olhar, carinho, espontâneo, respeito à privacidade, reciprocidade, cooperação facilitadora.Atenção ao mundo do outro sem invasão.

E invista na relação fugindo da destrutividade. O amor é potencial. Amar é potencial. Amar é competência. Com qualidade, vale a pena. Em parceria, muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário