segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Este é um assunto muito interessante



Não podemos negar que o tema relacionamento humano é bastante complexo e muito atual, haja vista a famosa frase "fazer um DR". Quem não conhece, já fez, ou sabe quem fez ou vai fazer????

Sempre utilizo, para o meu blog, assuntos retirados do que estou vivendo, ouvindo ou lendo, além de atender aos pedidos dos amigos.

Ontem, o assunto com uma de minhas amigas, foi exatamente este: RELACIONAMENTO!

Tenho o hábito de guardar recortes vários que, além de interessantes, nos façam pensar sobre o tema, e até aprender com eles.

Desse modo, lembrei-me de um recorte de jornal que trata do assunto.
O texto foi escrito por JANIO SAVOLDI, terapeuta e filósofo. Eu e Luiz Philippe (meu marido) temos o grande prazer de sermos amigos dele. Chegamos a participar de inúmeros cursos ministrados por ele, aqui na Barra da Tijuca.
Reproduzo-o ipsis literis.




Foto

Da esquerda para a direita

Amigos

Joaquim Macieira

Janio Savoldi

Luiz Philippe

Luiz Matoso

Zeno Marques




Relacionamento a dois: fugir ou investir?
Todos estamos num momento de profundos aprendizados sobre relacionamento a dois. É que, para que sejam duradouros, os relacionamentos estão exigindo, tanto dos homens quanto das mulheres, qualidadespessoais refinadas e arte de lidar com o outro.
Os homens e, mais, as mulheres estão se afastando de relações desgastantes. Elas, atentas para evitar relacionamentos destrutivos e vitimizadores, estão assumindo que querem qualidade na relação.E que não suportam conviver com alguémque crie dificuldade para sua felicidade.Estão querendo parceiros conscientes( ou que se conscientizem) de que a felicidade do casal é responsabilidade dos dois.

Esperam que a relação se estabeleça ( ou evolua) para a equação EU + NÓS + TU<>

Sem dúvida, a exigência está alta. Mas é comum ouvirmos, de ambos os lados, "só vou investir se valer a pena". Os desafios e mudanças nos últimos tempos, ajudaram a deixar claro que a vida a dois precisa ser vista sob o ponto de vista de contribuição mútua. E que parceria é co-responsabilidade em todas as áreas do "nós". Só assim tem sentido, no projeto pessoal, incluir ou manter o projeto de vida a dois.

( segunda parte do texto será postado amanhã, dia 29)

2 comentários:

  1. Oi vó!!!!tdd bem????seu blog é lindo, tenho mto orgulho de ser sua neta e poder me espelha em você.

    To curiosa para saber sobre o resto do texto...heheheh

    Por falar em relacionamentos, vc já ouviu falar da abordagem Eu-Isso e Eu-tu, de Martin Buber???é bem interessante, e pode ser aplicada não só em um relacionamento de casal como de parentes, colegas, vizinhos, etc etc
    beijos e até amanhã!te amo
    Talita

    ResponderExcluir
  2. Ivani, como sua neta gostei do assunto!!!
    É um aprendizado importante nos dias de hoje.
    Irei acompanhar passo a passo.
    Um bj.
    da amiga e consogra Lúcia.

    ResponderExcluir