domingo, 18 de dezembro de 2011

ESPÍRITO DE NATAL

Sempre gostei quando entramos no mês de dezembro, apesar de ter passado somente oito anos de vida comemorando essas festas de fim de ano, na companhia de meu pai (faleceu quando eu ia completar nove anos).Consegui dar a volta por cima e não fiquei amargurada por não ter minha família completa nesse período tão espiritualizado, tão lindo, que compreende os dias 25 e 31 de cada ano.
Graças a Deus me imbui de bons sentimentos, de esperança, de felicidade, porque apesar de não tê-lo perto, isso não foi motivo para ficar entristecida. Lembro sempre das palavras de Padre Marcelo: "Saudade Sim, tristeza, NÃO!"

Quando meus filhos eram jovens, minha casa ficava cheia de seus amigos, de toda a rua onde morávamos no Méier, além dos meus irmãos, mãe e sobrinhos.Deliciava-me, confesso, preparando, arrumando a casa e recebê-los, com muita alegria!

Meus filhos casaram e ai vieram as netas.Já não morava mais no Méier. Os amigos formaram suas famílias e, logicamente, já não mais participam desse grande encontro de fim de ano!

Estou mencionando essas coisas para lembrar como funciona o ciclo vital e, se vocês estão passando por isso, na fase atual de suas vidas, não são as únicas, com certeza!!

Mamãe morreu, meu filho está casado, mora em Fortaleza, uma de minhas netas, filha de minha filha do meio, está fóra, a neta mais velha , filha de meu filho, mora com o pai e a segunda filha dele passa com a família da minha ex-nora. Estão acompanhando essa trajetória??

Resumindo: não vou nem falar quantas pessoas eram, só vou dizer que, em 2011, o Natal em minha casa está restringido a treze pessoas.Felizmente, minha sobrinha, Ana Maria, que também mora longe, vem sempre passar conosco.

Ainda, pelo menos tenho imensa satisfação em preparar tudo, decorar a casa, tenho GRANDE prazer em reunir todos!

Tenho certeza que, daqui a alguns anos, se for escrever sobre esse tema, estarei somente participando da reunião na casa de um filho, ou parente, sem participar da decoração e dos preparativos da festa, porque a idade já me colocará como assistente. Não serei mais a "que convida" e sim a"convidada".............Chato isso? Fazer o que? ESSE É O CICLO DA VIDA!!!! Triste? Não muito feliz! Aproveitarei o DIA DE HOJE! O AMANHÂ? Não sei, não posso e não devo sofrer por antecipação! Curto o AGORA!

Agradeço a Deus estar viva, disposta, com saúde, com minha família, não importando a quantidade de pessoas que podem participar da minha reunião, comemorando com muita espiritualidade o nascimento de nosso CRIADOR!!

Nunca esqueçamos que
NATAL É RENOVAÇÃO!!!

















2 comentários:

  1. Mãezinha! Eu sou muito abençoada por ser o suficientemente jurássica e ter tido tantos natais, tantas comemorações, tantas oportunidades de te ver ( com tanto esmero), preparar a casa para receber as amigas, parentes e tantos outros, que por nosssa casa passaram, nestes tantos anos, sempre recebendo o tratamento mais carinhoso possível . Vc é o exemplo da anfitriâ perfeita e se realiza em fazer os outros felizes !!!!
    Eu não sei como serão os dias vindouros, e espero poder te proporcionar muitos momentos felizes ( sabendo que não conseguirei chegar nem aos seus pés nos preparativos e detalhes),mas de uma coisa eu tenho a absoluta certeza - de que existem pessoas , muitas) no mundo, que nunca tiveram um só destes momentos em suas vidas, e que somos, graças a você, extremamente ricos de lembranças, afetos, cuidados e carinhos . E isso realmente não tem preço! Rezo a Deus que te guie, guarde e ilumine , e que encha de muita paz, harmonia, alegria e amor!!!!!! Te amo muito !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah!!!! Mais uma coisinha!!!! Pode ficar tranquila que eu vou estar sempre nos natais com vocês, independente do número de pessoas.....e vc sabe que eu sei bem como ser espaçosa e encher, só comigo, a casa toda, hehehehe. Bjs

    ResponderExcluir