domingo, 30 de outubro de 2011

Que notícia interessante!

"Dean Ornish compartilha uma nova pesquisa que mostra como a adoção de um estilo de vida saudável pode afetar a pessoa em um nível genético. Por exemplo, diz ele que quando você vive de forma mais saudável, alimenta-se melhor, exercita-se e ama mais, suas células cerebrais se desenvolvem.

Quem é Dean Ornish:
Dean Ornish é um professor clínico da UCSF (University of California, San Francisco) e fundador do Instituto de Pesquisa de Medicina Preventiva. Ele é um dos principais especialistas na luta contra a doença - particularmente doenças cardíacas - com alterações na dieta e estilo de vida. Leia a fonte ...

A transcrição da palestra: (subtítulos em português podem ser ativados)
Uma maneira de alterar os nossos genes é criar outros, como Craig Venter tão elegantemente demonstrou. Outro jeito é alterando o nosso estilo de vida. O que estamos aprendendo é quão poderosas e dinâmicas essas mudanças podem ser, que você não precisa esperar muito tempo para ver os benefícios. Quando você se alimenta de uma forma mais saudável, cuida do estresse, faz exercícios e ama mais, seu cérebro tem um aumento no fluxo sanguíneo e mais oxigênio. Mas mais do que isso, o seu cérebro fica mensuravelmente maior. Coisas que eram impossíveis há alguns poucos anos atrás podem ser medidas agora. Isto foi percebido por Robin Williams alguns anos antes do que pelo resto de nós.

Existem algumas coisas que vocês podem fazer para que os seus cérebros desenvolvam novas células. Algumas das minhas coisas favoritas são chocolate e chá, amoras, álcool moderado, técnicas para controlar o estresse e canabinóides encontrados na maconha. Sou apenas o mensageiro. (Risos) Sobre o que falávamos mesmo? (Risos) E há outras coisas que podem causar dano, que podem fazer com que vocês percam células cerebrais, como por exemplo, os tradicionais suspeitos, gordura saturada e açúcar, nicotina, substâncias derivadas do ópio, cocaína, álcool em excesso e estresse crônico.


Sua pele recebe mais sangue quando você muda o seu estilo de vida, então você envelhece mais devagar, sua pele não se enruga tanto. Seu coração recebe muito mais sangue. Nós demonstramos que é possível reverter doenças do coração. Que estas artérias entupidas que vocês vêem no topo à esquerda, depois de apenas um ano se tornaram comparavelmente menos entupidas. E na tomografia cardíaca exibida abaixo à esquerda, o azul significa ausência de fluxo sangüíneo. Um ano depois, laranja e branco indicam máximo fluxo sangüíneo. Demonstramos que é possível parar e reverter a progressão de um início de câncer de próstata e, por extensão, câncer de mama, simplesmente através dessas mudanças. Descobrimos que tumores desenvolvidos em laboratório foram inibidos em 70 por cento no grupo que adotou estas mudanças, enquanto no outro grupo isso aconteceu com apenas 9 por cento.


Estas diferenças foram bastante significativas. Até os órgãos sexuais têm um aumento no fluxo sanguíneo, aumentando a sua potência sexual. Uma das campanhas anti-fumo de maior sucesso foi a campanha realizada pelo Departamento de Serviços de Saúde, mostrando que a nicotina, que comprime as suas artérias, pode causar um enfarto ou derrame, mas também causa impotência. Metade dos caras que fumam são impotentes. Como isso é sexy, não?


Atualmente estamos prestes a publicar um estudo – o primeiro estudo mostrando que é possível mudar a expressão dos genes em homens com câncer de próstata. Isto é chamado de mapa de calor e as diversas cores, e no lado, à direita, estão diferentes genes. Descobrimos que mais de 500 desses genes foram favoravelmente alterados e como conseqüência ligaram os genes bons, os genes que previnem doenças, desligando os genes que causavam doenças.


Acho que estas descobertas são bastante poderosas dando a muitas pessoas uma nova esperança e novas escolhas. E companhias como Navigenix e DNA Direct e 23andMe, que estão lhe fornecendo os seus perfis genéticos, estão dando a algumas pessoas a idéia de “Deus, bem o que posso fazer a respeito disso?”. Bem, nossos genes não são o nosso destino, e se fizermos estas mudanças eles são uma predisposição, mas se nós fizermos mudanças maiores do que fizemos outrora, podemos mudar a forma como os nossos genes se expressam."

Reproduzi esse texto, pois considero sempre interessante conhecermos estudos sobre a saúde humana.

Espero que gostem.

Bom fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário