domingo, 7 de agosto de 2011

Falando um pouquinho de mim





Quando li sobre esse tema, logo me interessei, pois me encaixo nessa classificação de pessoas que engole sapos, ou que se esforça para não engolir sapos! Depois de muitos anos de vida, de muita leitura, muito estudo sobre o tema, confesso que ainda não incorporei essa saudável maneira de ser, de viver: a de evitar engolir esses bichinhos feiosos!

Comigo acontecem situações onde me posiciono assertivamente, porém, há outras em que o "saboroso sapinho" passa a ser meu "alimento" do dia. Como diz o texto que reproduzi, eu repetia o modelo cultural no qual fui criada: sempre ouvi dizer que as pessoas que "diziam o que pensavam" (hoje em dia, seriam chamadas de assertivas, com certeza) eram mal educadas!!! O "educado", o "fino" era, na verdade, "ouvir" e não retrucar, pois, segundo a educação que recebi, "de nada adiantaria dizer o que pensávamos, o que achavámos, pois o outro não mudaria de opinião"e nós passaríamos por pessoas "mal educadas".

Lembro-me de minha avó e de minha mãe afirmando que essas pessoas que se colocavam como "francas", de francas não tinham nada, eram, sim "pessoas mal educadas". Sem berço!! Ouvi muito isso!
Ficou enraizado na minha formação essa postura. Qual ser humano poderia fugir desse modelo que lhe era embutido? ENGOLIR SAPOS para minha família, era algo extremamente característico de "pessoas de fino trato"!!!!


Como podia imaginar que essa noção, em sua totalidade, está errada? De algum tempo para cá, fui vendo que há situações e situações. Generalizar qualquer atitude, com certeza, não é a postura mais certa. Se engulo um "sapo", sabendo que vou engulir porque não me será indigesto, não sentirei mal estar. Ótimo, decidi que vale a pena engulir...tudo bem.Engulo e digiro facilmente. Se engulo e sei muito bem que estou me agredindo, que não vai "me cair bem", que me trará consequências desagradáveis, ai, é assinar meu próprio desequilíbrio, que poderá ser, além de emocional, físico, também. Sabe aquela enxaqueca após reunião de amigos, aquela diarréia, aquela alergia etc.? Minha gente, é impressionante como a falta de assertividade, nesses casos, é necessária, para não "nos fazermos mal".


Há muita literatura sobre o assunto. Pesquisem, leiam, é interessante aprender e verificar a comprovação médica sobre o tema.
Vocês poderão pensar que , já estando a par do assunto, consiga agir sempre assertivamente. Estão enganados. Brigo até hoje com essa minha forma de ser. Foi, é muito forte o modelo que me passaram. Volta e meia tenho que lutar com a minha "mania" de não me posicionar para não ser....tudo aquilo que me passaram.

Constatei que, quando ajo assertivamente, não passo a idéia de "sem educação". Constatei que não perco amigos por isso, constatei, também, que me sinto mais sincera, quando o sou comigo mesma.

Constatei, finalmente, que a minha atitude não é impossível....mas que, por vezes, também não é fácil! ...

2 comentários:

  1. Olá Querida!!
    Obg pela visitinha e parece que temos mesmo mts coisas em comum!
    Fico feliz que tenha gostado do blog!
    Beijos!
    Manoela
    http://minhaqueridareforma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog! parece que consigo ver você falando em cada post... tudo com seu jeitinho!Um beijoooooo.

    ResponderExcluir