quarta-feira, 3 de novembro de 2010

"Se Respeite"!


Cada vez mais lemos sobre como desamor e sentimentos negativos acarretam o desequilíbrio físico e mental. Cada vez aprendemos mais sobre a "nossa" participação inconsciente nas doenças que "fazemos" no nosso corpo. A falta de respeito com o próximo, e, tão importante quanto, a falta de respeito a si próprio, também fazem minar nossa saúde mental e física! Não nego a complexidade desse assunto, pois, em sã consciência, ninguém quer ser responsável por esse fato.

Sabemos também que existem inúmeros recursos para tentarmos quebrar esse paradigma. Há muitos livros escritos por médicos, psicólogos, religiosos etc, que nos apresentam algumas técnicas, por vezes simples, para que possamos impedir que, sentimentos como baixa auto-estima, raiva, inveja, mágoa, soberba, ódio etc, se cristalizem e facilitem o surgimento de pequenas ou até grandes doenças.

Tenho lido bastante sobre o tema. Já fiz, inclusive, alguns seminários a respeito, porém, hoje eu vou focar um assunto que está dentro desse contexto, que trata do "respeito a si mesma".


Reproduzirei o texto de Marilene Simão Kehdi, escritora e psicóloga, com especialidade em psicosomática, e autora do livro "Conquiste uma vida saudável"


POR FAVOR," SE RESPEITE!"

A verdade é uma só: quando não respeitamos nossos sentimentos, emoções, aspirações e principalmente nossa maneira de ser e sentir a vida, enfrentamos algumas consequências, entre elas a de carregarmos dentro do peito e da consciência, um forte sentimento de inadequação e ausência de amor e respeito próprios, o que em pouco tempo vai minando a saúde física e mental de qualquer pessoa.

Para aquele que deseja viver em harmonia consigo mesmo é necessário aprender a CEDER ou NEGAR, "no momento certo", sabendo que será a partir destas atitudes conscientes que se evitará uma série de conflitos pessoais.
Como psicóloga, sei perfeitamente que é muito fácil para algumas pessoas o ato de dizer "NÃO"( flui livremente), enquanto para outras é extremamente difícil e, por não possuírem
habilidade nenhuma para isso é que essas pessoas, quase sempre, dizem "NÃO" na hora errada e, o que as tornará cada vez mais inseguras e impotentes diante de algumas situações.

Para fazer com que prevaleçam as suas aspirações, os seus desejos e até mesmo para manter a sua homeostase interior, ou seja, o seu equilíbrio, é preciso ter coragem para negar aquilo que você sabe que não vai lhe fazer bem.
O objetivo maior da vida deve ser sempre o de viver da forma como se espera e se deseja, sem com isso ultrapassar limites, ferir ou magoar ninguém, pois se isso acontecer é melhor buscar ajuda e orientação numa psicoterapia.


De agora em diante, ceda a tudo aquilo que você tem consciência que vale a pena e diga "NÃO" a todos os fatores externos e internos (pessoais), que o impeçam de ser uma pessoa realizada consigo mesma.


Faça as pessoas felizes, mas seja feliz também, respeite as pessoas, os animais, o meio ambiente, a natureza, mas por favor, SE RESPEITE TAMBÉM!!!!

2 comentários:

  1. Oi amiga , coloquei em dia a leitura de tudo um cadinho ....
    Cada vez mais apreciei suas dicas culinárias como tb as psicológicas.
    Hoje mesmo estudei no CEMA sobre o respeito ao próximo e principalmentea nós mesmos (veio completar reflexões seu escrito ) .
    Divido sempre seu blog com outras amigas .
    Como a amiga que não pode comparecer no seu niver quero dizer , para registro , que vc merece tudo de melhor que a vida possa lhe oferecer pq sabe transformar espinhos em flores ,fortalecida no Amor do Pai .
    Continue , seja feliz em plenitude , eu amo vc .
    Bjs mil da amiga Mlucia

    ResponderExcluir
  2. Olá querida! Fico muito feliz por ter gostado do meu trabalho!!!! Obrigada. Já apreciei um cadinho de tudo aqui! Passarei sempre pra dar uma espiadinha. Deixo como presente o selo Blog Fera e o meu link. Passe por lá para pegar. Um beijo

    ResponderExcluir