domingo, 7 de novembro de 2010

Algumas dicas sobre saúde do corpo


Estava lendo uma revista que tratava da saúde do corpo, e, como já escrevi sobre os problemas de coluna que enfrentei no início do ano, resolvi reproduzir o texto que li, pois resumidamente nos alerta sobre porque devemos ficar atentos a esse tema.

O texto é escrito por três profissionais: pelo professor de yoga de São Paulo, Sandro Bosco, pela terapeuta Mônica Caspari, da Associação de Rolfing e pelo presidente da Sociedade Brasileira de RPG de São Paulo, Oldack Barros.

" O resultado do envelhecimento precoce é um corpo tenso, encolhido, atrofiado."Com menos movimentos e flexibilidade, inicia-se um desinteresse natural pelo mundo. A maior dificuldade de viver apresenta-se na sua base: a perda da mobilidade e da independência de ir e vir", diz Sandro Bosco, professor de iyengar ioga, de São Paulo. Alongar tonifica músculos, tecidos, ligamentos, nervos e articulações e é essencial para manter o corpo com grande mobilidade. "Se mantermos o corpo flexível, mais rico pode ser o repertório de movimentos", afirma Sandro. E, quanto mais movimentos o corpo humano for capaz de realizar no dia a dia, mais saudável e preparado para as adversidades corriqueiras ele estará, principalmente nas situações de imobilidade e tensão, como um longo período na frente de um computador, onde a tendência é enrolar os ombros para frente e comprimir o pescoço.

O alongamento evita lesões, encurtamento e retrações musculares e impede que as articulações enferrugem. "Quando um osso se amontoa sobre o outro, as articulações e as vértebras cervicais, da coluna e da lombar se comprimem, causando dores. Se você se prepara fisicamente para a rotina, chega ao fim do dia mais disposto"diz a terapeuta Mônica Caspari.

É fácil entender por que tantos males têm a ver com a falta de alongamento. O corpo é todo interligado pelos músculos, agrupados em cadeias musculares, unidas umas às outras.

Quando parte de uma delas se mexe, a outra reage. Com uma relação de dependência tão forte, fica claro que todos os músculos de uma cadeia deveriam ter a mesma força e igual flexibilidade. "Se um trabalha muito mais que os vizinhos, a tendência é que os outros fiquem retraídos, pois o corpo tem mecanismos de compensação! O primeiro resultado dessa retração é desequilíbrio e dor", diz Oldack Barros.
A vítima número 1 da musculação contraída é a coluna. Ela pode se entortar devido às fibras repuxadas à sua volta ou perder parte da mobilidade por causa da rigidez em seus arredores. Ombros e pescoço são os campeões em acúmulo de tensão. Quando um corpo não relaxa não temos um sono recuperador.

Um corpo alongado também é essencial para o bom funcionamentodos órgãos internos, pois tonifica e protege ossos, tendões e músculos, principalmente os da região abdominal. Um intestino contraído, atrapalha os movimentos peristálticos e pode levar à prisão de ventre.Se os órgãos estão fora do lugar, podem originar hérnias de disco, lordoses e outros problemas de estrutura óssea. Afinal, o interno rege o externo e vice-versa! Quando você conhece melhor o seu corpo, você descobre que ele funciona como uma toalha de mesa: se você puxa de um lado, o que está em cima se movimenta na mesma medida. Aqui, dentro de nós, o pano é mais elaborado, tecido por fios de SENTIMENTOS, EMOÇÕES, VITALIDADE e VONTADE DE VIVER PLENAMENTE!!!! "

PS: Esse texto ainda sugere diferentes técnicas que têm como foco o sistema sensório motor. A saber:Rolfing, ioga, pilates, RPG, dança contemporânea, tai chi chuan, aikidô e a ginástica chinesa lian gong.

Nenhum comentário:

Postar um comentário