sexta-feira, 14 de junho de 2013

RELACIONAMENTOS



Reproduzo o texto que recebi e achei muito interessante!

Não sei o autor, infelizmente!




"O relacionamento a dois é constituído por duas individualidades diferentes, com contextos de vida distintos, o que inclui, muitas vezes, crenças, valores e ponto de vistas dessemelhantes. No entanto, afinidade e admiração existem naturalmente entre cônjuges, até porque decidiram por uma vida juntos. O principal motivo dos conflitos no relacionamento amoroso é a valorização excessiva das discordâncias em detrimento às coisas boas da união.

Em relação a isso, gosto muito da frase do poeta Augusto Branco: “Sou um apreciador dos opostos, das diferenças. Se fosse para eu apaixonar-me por uma pessoa em tudo parecida comigo, eu namoraria com o espelho”. Muito interessante, não é mesmo? E levando ainda em conta que são as diferenças que nos fazem enxergar novas alternativas, produzindo evolução de pensamentos e ações, talvez fosse mais interessante mudarmos a ótica sobre elas.

O cuidado
Toda relação duradoura deve passar periodicamente por uma análise; não se pode esperar que uma planta se desenvolva de forma saudável sem os cuidados pertinentes, o mesmo acontece no relacionamento a dois. Para que os cônjuges se mantenham unidos, cuidar da relação é fundamental. Quando o casal se fixa nos opostos, a incompatibilidade é o resultado, pois acabam se tornando inflexíveis e teimosos.

O princípio
Uma boa ideia é lembrar do início da relação, as razões que os levaram a querer se conhecer melhor e se conhecendo, desejar viver juntos. As diferenças, sempre, estiveram lá, talvez um pouco obscurecidas pela paixão, mas, decididamente, estavam lá. É muito comum que detalhes da personalidade do cônjuge que antes eram admiráveis tornem-se com o tempo motivo de conflitos. Detectar isso pode ser essencial para a mudança de postura e consequente aceitação das diferenças. Também, é interessante para relembrar afinidades que talvez estejam sendo preteridas pela memória.

Valorização
Uma das piores coisas que pode acontecer em um casamento é os cônjuges deixarem de priorizar o que há de bom no relacionamento. Não valorizarem a si próprios e ao outro, envolvendo-se na infidelidade, na agressividade ou ainda na indiferença. Uma coisa certa é que as incongruências de personalidade podem ser superadas pelo amor, amizade e desejo de manter o relacionamento, ou seja, pela valorização da união. Quem não sabe valorizar o cônjuge e a vida em comum, fatalmente, encontrará o sofrimento com a perda.

As semelhanças
É importante que o casal priorize as afinidades, promovendo situações prazerosas para ambos. Um relacionamento duradouro e feliz realiza-se pelo apresso comum entre os cônjuges, pelo valor que dão às boas qualidades um do outro. Assim, elogios são sempre bem-vindos e esquecer os aspectos ruins é uma grande ideia.

Ao avaliar sua relação, uma meditação pode ajudar: “Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.” (Mateus 13:45 e 46)

Se você encontrou a sua pérola, não perca tempo observando imperfeições, antes, saiba dar a ela seu real valor!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário