sábado, 16 de abril de 2011

Um pouco de reflexão


Eu e Del
Hoje, sábado, acordei um tanto quanto reflexiva. Nessas horas eu sempre medito rapidamente e peço ao meu inconsciente que me apresente explicações para esse estado de espírito. Fico impressionada como " nos entendemos e nos damos muito bem", pois a resposta surge de imediato! Ando tendo uma posição crítica um tanto ou quanto exagerada em relação à minha pessoa. Me descobri destacando, com certa ênfase, minhas imperfeições e, com essa atitude, claro, estava incorporando um sentimento de desagrado, inquietude e insatisfação. Graças a minha busca incessante de auto-conhecimento, de equilíbrio, quando percebo o início de um processo prejudicial a manutenção desse estado de espírito, utilizo técnicas aprendidas ao longo de dezenove anos de aprendizagem, com minha querida amiga Del, psicóloga terapeuta Erickssoniana. Agradeço também Marta, minha filha caçula, que me levou a conhecê-la.
Procurei algum texto que me desse alguma "dica" sobre esse assunto. Encontrei um tescrito por Elisa Correa, na revista " Vida Simples", da qual tenho assinatura e, recomendo com empenho!!!

ACEITE SUAS FALHAS

Corremos o risco de deixar de ser aquilo que somos para nos transformarmos em um corpo sem marcas, sem história, sem humores. Em mera imagem. Se não é bem essa sua intenção, experimente olhar o mundo através de lentes não viciadas em cânones ou padrões. Lentes que permitam enxergar tudo de forma sistêmica, onde não existe o certo e errado, nem perfeito e imperfeito. Se tudo depende do contexto e do observador, pare e olhe para você. Carl Gustav Jung, psiquiatra suiço, disse uma vez:" Quem olha para fora sonha.Quem olha para dentro desperta" Sonhar a gente sonha, e faz muito bem. Mas devemos despertar para um novo jeito de ver e estar no mundo, um jeito intrinsecamente ligado ao nosso ser.
Ao procurar seu traço fundamental, a soma de características que faz você ser o que é, certamente vai encontrar
muitas coisas de que gosta e tantas outras de que não gosta. Mas é bom "aceitar suas falhas com a mesma graça e humildade com que você aceita suas melhores qualidades", como pede a escritora Véronique Vienne em "Arte de viver bem com as imperfeições, um livro que ajuda a ver consolo em nossos defeitos e humor em nossos erros. Pode ser nos defeitos que você insiste em esconder que se expresse sua personalidade. A imperfeição rejeitada pode ser sua marca registrada, aquela que faz com que você seja reconhecida e lembrada. Anular as imperfeições é como matar as diferenças. É como subscrever um abaixo-assinado contra o estilo, a atitude, a essência.

Lembre-se de que a essência só se fará presente quando encontrar a espontaneidade de um corpo livre de travas e amarras. De que adiantam dentes artificialmente brancos numa boca que não ri? Ponha uma flor nos seus cabelos crespos, enfeite sua miopia com óculos coloridos.
Use a sua
preguiça como antídoto contra o estresse, sua rigidez para superar um momento difícil e sua gargalhada estridente para quebrar o gelo!! Aprenda que mesmo aquele que você considera seu pior defeito, em muitos momentos, pode ser funcional. E pense que talvez as pessoas mais fascinantes sejam aquelas capazes de ser e permanecer naturais!

Um comentário:

  1. Querida amiga,
    "reflexões que despertam nos transformam"
    Eu sempre te vejo transformar ....
    Obrigada por seu carinho
    Mil beijos
    DeL

    ResponderExcluir